Desde cedo que sempre tive em mim a noção que o voto é algo muito importante, e pelo qual muita gente lutou muito para que hoje em dia qualquer pessoa possa expressar a sua opinião.
Alguns poderão dizer “Ah… Isso não serve de nada!” Pois, até pode não servir, mas depois também não se podem queixar…
Dito isto, enquanto vivia em Porty-land, apenas faltei a uma eleição porque estava fora do país. Nunca me hei-de esquecer, um belo domingo, acabadinha de sair do hospital, com o meu braçito direito ao peito, agarrar no cartão de eleitor, perder 10min a tentar estabilizar o maldito boletim e a caneta com a mão esquerda (eu não sou canhota!!!) e fazer uma cruz meio estranha, cheia de dores mas ainda assim votei!
Não sei se o meu voto foi considerado válido mas isso também não importa; o que importa é que exerci o meu direito e pronto.
Desde que me mudei para o país das Túlipas, sempre achei injusto que os emigrantes não tivessem direito ao voto, o que se aplica em qualquer estado membro. É tipo um regra geral.
Mas enganei-me (partly…)!! Ao que parece, por estas bandas, a coisa funciona assim:
Eleições Legislativas : Apenas cidadões Laranjinhas podem votar. Emigrantes: ao fim de 5 anos a residir no país, depois de se naturalizarem e passarem no exame de integração… 
Eleições Autárquicas: Qualquer Laranjinha ou cidadão de nacionalidade pertencente à EU e que resida no país há pelo menos 2 anos.
Eleições Europeias: Tal como nas autárquicas.
Ora, a meu ver, isto até é interessante mas a bom da verdade, para as eleições que realmente importa, não posso votar! No entanto, sou obrigada a pagar os mesmos impostos e contribuições que qualquer cidadão Laranjinha paga. Mas tenho voto na matéria: Não! 
É do tipo: “Paga e não bufa!”
Ou até mais: os meus impostos podem ser utilizados para andar a pagar subsídos aos muitos que andam por aí sem fazer nada, mas que podem (se quiserem) votar e expressar a sua opinião…
Talvez, o melhor é não pensar mais no assunto!
Fico no entanto agradecida, por no espaço de uma semana ter recebido no correio 2 boletins de voto, só é pena não ser para o que realmente importa… Bedankt Gemeente!
E não, não faço intenções de algum dia me tornar “Laranjinh”!
Uma vez Porty, para sempre Porty!! 🙂
Tenham um bom fim-de-semana!
B.

Share this article

Maybe you will like these as well

Hello, again!

Long time no see, am I right? 👋It has been so long that it feels awkward to type anything Porty’s Diary related.As if I got

Read More »

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Hi, I'm Bárbara!

From PT living in NL

Love to travel & photograph as many memories as possible!